A Casinha Feliz
 


VANTAGENS DA ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO FÔNICO

Durante o tempo em que venho acompanhando estudantes dos cursos de licenciatura ao campo de estágio, tenho presenciado a angústia dos profissionais da educação frente às dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos estudantes do ensino fundamental.

Apesar dos esforços dos profissionais da área, a cada dia aumenta o número de alunos que chegam ao quarto ano sem estar alfabetizados. Diversos são os motivos geradores deste grave problema,e dentre eles está a dificuldade apresentada pela maioria dos alfabetizadores - a aplicação do método construtivista.

Ciente desta problemática, o MEC vem promovendo discussões acerca do assunto. As discussões giram em torno do método construtivista adotado no Brasil a partir de 1995 e fônico, largamente utilizado no Brasil e na Europa a partir da década de 1970.

O método fônico é inteligente, lúdico e nada mecânico. As crianças são alfabetizadas em quatro ou seis meses, quando passam a ler textos cada vez mais complexos e variados. O método fônico é eficaz para a compreensão e produção de textos porque, de modo sistemático e lúdico, fortalece o raciocínio e a inteligência verbal.

O método baseia-se no aprendizado da associação entre fonemas e grafemas (sons e letras) e usa textos produzidos especificamente para a alfabetização.

A meu ver, o método fônico vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas nossas escolas. Eu por vários anos o utilizei e creio no sucesso e nos resultados altamente positivos que ele pode proporcionar aos alunos em fase de alfabetização. Diante das facilidades de se utilizar este método e dos resultados mundialmente comprovados, justifica-se a divulgação do mesmo em todo o país.

Araguaína-TO., 21 de abril de 2007

Regina Maria Chaves