Alfabetizando com muita imaginação
e criatividade
Além de criar um método comprovadamente
eficaz de alfabetização, Iracema e Eloisa Meireles, partindo
de sua vivência em sala de aula, organizaram um verdadeiro
guia de atividades para os professores, onde dão indicações,
conselhos e mostram de forma ampla e detalhada como planejar
as suas aulas. As propostas são variadas e delineadas com
clareza e objetividade, mostrando passo a passo as etapas
e ações.
O Método Iracema Meireles
O Método
Iracema Meireles é um método que tem como
ponto de partida o fonema. Neste método, as letras
aparecem associadas a figuras do universo do aluno. Essas
figuras servem para desencadear um processo de associação
que facilita a descoberta das correspondências grafema-fonema.
O aspecto lúdico deste método cria uma ligação
afetiva forte entre alunos e letras, o que torna a aprendizagem
muito rápida. Ao contrário dos outros métodos,
este não exige esforço de memória porque
as figuras-fonema funcionam como uma chave para ajudar na
decifração do código da língua
escrita.
O
Método Iracema Meireles promove o ensino fônico
de maneira contextualizada e lúdica, acolhendo a
fala do aluno e respeitando sua individualidade
O Método
Iracema Meireles valoriza as diferentes manifestações
artísticas do nosso país, trazendo para o
processo de alfabetização as histórias,
o teatro, a literatura, a música e as brincadeiras
que compõem o nosso acervo cultural.
O Método Iracema Meireles
tem apresentado excelentes resultados também na alfabetização
de pessoas portadoras de dislexia e de deficiência auditiva,
visual ou mental.
Uma equipe de professores, distribuídos por todo o Brasil,
organiza cursos e oferece suporte às atividades de pedagógicas.
Uma concepção fônica do ensino da
leitura
A concepção fônica do ensino da leitura leva o aprendiz
a identificar e a manipular os sons elementares (fonemas)
que formam as palavras faladas do idioma. Considera indispensável
ensinar de forma explícita a relação entre estes sons elementares
e as letras ou grupos de letras do alfabeto (grafemas).
Leva a entender que as palavras escritas são sequências
de letras do alfabeto que correspondem a combinações de
sons elementares que formam as palavras faladas. Aplica
estratégias para desenvolver a compreensão das palavras,
frases e textos lidos, estimulando em paralelo, com as mesmas
premissas, as habilidades da escrita. Leia mais...
Breve história do Método, sua evolução.
O método de alfabetização usado por nós, surgiu aos poucos, através de mais de 20 anos de experiências e paciente observação.
Teve, como ponto de partida, o caso particularmente difícil de um menino de 12 anos, filho de um oficial do exército e o mais novo de 8 irmãos, todos bons estudantes de ginásio e de cursos superiores. Apesar de vivo e inteligente, continuava analfabeto até aquela idade. Vários métodos tinham sido já inutilmente tentados. Repelia tudo que se parecesse com caderno ou cartilha. Irritava-se, chorava, bocejava. Cuidamos do caso com particular dedicação. E, tendo em vista os interesses peculiares àquela idade, resolvemos desenvolver nosso trabalho na base de brincadeiras, e de jogos. Realmente, através do jogo, o interesse apareceu e a situação foi melhorando. Posteriormente, com a descoberta e correção de uma deficiência visual, tudo começou a se acertar.. Leia mais...
Momentos Marcantes
1950 - O Método Iracema Meireles começou ser concebido, no Rio de Janeiro, a partir de reflexões e estudos decorrentes da experiência de alfabetizar um menino portador de dificuldade de aprendizagem.
1952 - Iracema Meireles fundou com Nícia Macieira o Jardim de Infância Santa Ignez, hoje Instituto Nícia Macieira, em Lins de Vasconcelos. Ali começou a experimentar caminhos que trouxessem maior consistência à sua pesquisa no trabalho de alfabetização em grupo. (Campos,2002).
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