A CASINHA FELIZ

A Casinha Feliz
Iracema Meireles
Eloisa Meireles

A Casinha Feliz promove a alfabetização através de atividades lúdicas e criadoras. Estas atividades ajudam o aluno a se tornar um bom leitor, ou seja: aquele que lê com fluência e correção, extraindo todo o significado do texto.

A Casinha Feliz dá imensa importância às histórias, ao teatro, aos jogos, às brincadeiras, ao folclore, às atividades artísticas, à produção de textos orais e escritos, à poesia, à literatura, à leitura oral e silenciosa e à escrita. O livro do aluno traz a história completa da Casinha Feliz e mostra a maneira de apresentar cada letra.

Paralelamente à história da Casinha Feliz lida pelo professor, há pequenas leituras para serem lidas pelas crianças. São leituras graduadas, começam com monossílabos e terminam com textos corridos, já com parágrafo e pontuação. Na Casinha Feliz, damos importância crucial à leitura significativa desde o primeiro dia de aula.

A Casinha Feliz oferece enorme variedade de oportunidades para o aluno desenvolver consciência fonológica, operar com a relação grafema-fonema e fonema-grafema, trabalhar com a gramática e praticar leitura e escrita de forma contextualizada.

As leiturinhas do tipo Passeio de elefante, Botas de lama e outras, são leituras com palavras conhecidas e com palavras repetidas. Estas leituras têm várias funções: aumentam a fluência, desinibem, dão oportunidade para ler em voz alta, além de desenvolver a capacidade de organização e cooperação. As palavras conhecidas (visualizadas) aceleram a leitura e fazem com que os alunos leiam com rapidez, o que lhes dá auto-confiança. Utilizadas em corais de leitura, elas são divertidas e dão a todos os alunos a oportunidade de participar.

As cópias propostas na Casinha Feliz são cópias dependentes de leitura e não cópias servis. São cópias inteligentes.